{Guitarrista do Mês} Jimmy Page

Feito por Ives Aguiar

r055-jimmy-page-double-neck-75James Patrick Page,conhecido como Jimmy Page,é um famoso guitarrista inglês.Foi membro fundador do Led Zepellin e,antes disso, pertenceu aos Yardbirds desde 1966 até 1968.Page ficou um nono lugar na lista dos 100 melhores guitarristas promovida pela revista Rolling Stone.Foi um dos primeiros guitarristas a popularizar o uso da distorção e ‘feedback’ eletrônicos com a fuzzbox de Roger Mayer.

Page nasceu em 9 de janeiro de 1944,em um subúrbio do norte de Londres,Heston em Middlesex.Seu pai era um gerente industrial e sua mãe, secretária pessoal de um médico.

Começou a tocar guitarra com 12 anos.Suas primeiras influências eram os guitarritas de rockabilly,Scotty Moore e James Burton,que ambos tinham tocado em gravações de Elvis Presley, e Johnny Day que este tocou guitarra com  os Everly Brothers.No final de 2006 foi condecorado pela rainha Elizabeth II com o título de Sir.

Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV,”Search for Stars”.Após deixar a escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho.Neil Christian do The Crusaders,convidou-o para participar da banda,onde entrou pela primeira vez no estúdio para gravar o single “The Road to Love”.

Em 1965,Page foi contrado pelo empresário dos Rolling Stones,Andrew Loog Oldham,o que lhe deu acesso a tocar em faixas de John Mayall,nico e Eric Clapton.Page também fez uma parceria breve com a sua namorada da altura,Jackie DeShannon.Estima-se que Jimmy Page tenha participado em 60% da música rock gravada em Inglaterra entre 1963 3 1966.

Após ter sido convidado a substituir Eric Clapton nos Yardbirds em março de 1965,Page declinou a oferta e sugeriu que seu amigo Jeff Beck.Em Maio de 1966 ,o baterista Keith Moon,o baixista John Paul Jones, o tecladista Nicky Hopkins, Jeff Beck  e Page gravaram “Beck’s Bolero”.Isso deu a Page a idéia de formar uma banda com John Entwistle no baixo (em vez de jones)porém a falta de um vocalista de qualidade e problemas contratuais mandaram o projecto abaixo como um “Zeppelin de Chumbo”.Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar Baixo com o grupo após a partida de Paul Samwell-Smith até que Chris Dreja se moveu para o baixo, passando Page a dividir a guitarra com Jeff Beck. O potencial musical da formação entretanto afundava-se devido aos conflitos interpessoais causados pelas constantes digressões e à falta de sucesso comercial.

Após a partida de Keith Relf e Jim McCartydos Yardbirds só sobrou Page-Beck-Dreja.Jeff Beck saiu deixando só Page e Chris Dreja.Daí,Terry Reid foi chamado para ser o vocalista ele recusou mas indicou Robert Plant que já tinha tocado no grupo “The Band of Joy”.John Paul Jones assumiu o baixo e Chris Dreja saiu da banda.John Bonham assumiu as baquetas.Assim nasce “The New Yardbirds”.Tempo depois a banda muda de nome, e em 1969 Led Zepellin nasce.Nesse mesmo ano lança o disco com o nome da banda.

GUITARRAS:

guitar

Gibson EDS-1275

Gibson Jimmy Page Les Paul Custom VOS

Gibson Jimmy Page Les Paul Custom VOS

VIDEOS:

Video com 20 solos de Jimmy Page

3 Responses to “{Guitarrista do Mês} Jimmy Page”


  1. 1 Fran terça-feira, janeiro 19, 2010 às 3:43 p

    Jimmy para sempre Page.
    O mundo do musica tem/teve guitarristas maravilhosos, dificil dizer se realmente existe um melhor.
    Todos são muito bons naquilo que fazem/fizeram.
    Jimmy é o meu preferido, sua ex-banca idem.
    não desmereçendo os soutros.

    Franzoca

  2. 2 Fran terça-feira, janeiro 19, 2010 às 3:46 p

    Jimmy para sempre Page.
    O mundo da musica tem/teve guitarristas maravilhosos, dificil dizer se realmente existe um melhor.
    Todos são muito bons naquilo que fazem/fizeram.
    Jimmy é o meu preferido, sua ex-banda idem.
    não desmereçendo os soutros.

    Franzoca

  3. 3 jonathan segunda-feira, maio 17, 2010 às 4:46 p

    concordo plenamente,acredito que seja impossivel escolher 1 só dentre tantos,cada um com suas maravilhosas composições,sejam elas pesadas ou baladas.
    porém,mesmo com tanta concorrência,já faz tempo que um certo Sir tem sido minha preferência.
    abraço !


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Enquete

Categorias

Cliques dos Leitores

  • 154,802 Cliques

Estatíticas

Perfil do Blog no:

Add to Technorati Favorites BlogBlogs

424097756

120px-nuvola_japan_flagsvg

english-icon

120px-nuvola_spain_flag_escudadasvg

veja tambem

Create your own banner at mybannermaker.com!
Make your own banner at MyBannerMaker.com! (function(){function async_load(){var s=document.createElement('script');s.type='text/javascript';s.async=true;s.src='http://twittercounter.com/remote/?v=2&username_owner=GAS_Gabriel&users_id=5554261&width=240&nr_show=6&hr_color=95b2c1&a_color=709cb2&bg_color=ffffff';x=document.getElementById('tcws_94177515'); x.parentNode.insertBefore(s,x);}if(window.attachEvent){window.attachEvent('onload',async_load);}else{window.addEventListener('load',async_load,false);}})();

Por Gabriel


%d blogueiros gostam disto: